segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Análise da música "QUEIXA" de Caetano Veloso

  Na canção encontramos aspectos que a insere como uma canção de amor , onde se mantém uma súplica e o sofrimento  de quem canta. É tomada por um refrão que contém a presença do sofrimento amoroso, que é claramente observado pela desgraça do eu- poético. E é por causa desse amor não merecido , ja cantado por outros trovadorescos, Caetano se consome pela sua "senhora", "princesa" que não aceita o amor que ele carrega dentro do peito. Este penar é uma súplica apaixonada e triste.
Diante da possibilidade não alcançar o seu objeto de desejo,ele a compara com uma serpente que o seduz e o faz morrer aos poucos com tanto sentimento.

..." um amor assim delicado"...
   
    O amor que antes era delicado, entra em conflito, pois a que recebe todo esse amor é superior ao que canta. Pois a "princesa" é o principal componente onde representa a perdição, a carnalidade, a paixão reprimida, traduzindo um amor fatal.

Pode perceber nessa canção divesas variantes do trovadorismo,  como o
saudosismo:

"...você pensa que eu tenho tudo e vazio me deixa."

Desespero  :  "... mas Deus não quer que eu fique mudo e eu te grito essa queixa...
                     "... princesa, surpresa você me arrasou...
                     "... serpente nem snete que me envenenou.."

Despedida:  " Senhora e agora me diga onde eu vou..."
                   ".... amiga me diga..."


No decorrer da canção, os versos refletem a
 
timidez amorosa : "... um amor assim delicado você pega e despreza..."
A paixão infeliz : ".. um amor assim delicado nenhum homem daria ..."
                         "...talvez tenha sido pecado apostar an alegria..."
Revolta contra o poder da desgraça de amor: "... ondas desejos de vingança nessa desnatureza..."
                                                                     "...batem forte sem esperança contra a sua dureza..."
                                                                    

    Concluindo então, a música "Queixa" de Caetano Veloso, têm sua origem com a poesia trovadoresca da Idade Média . Contextualizando para os dias de hoje, as pessoas continuam a "sofrer por amor", "morrer de amor ", escrevendo  seus sentimentos transformando -os em poeias e musicas. Po fim, amor, saudade, rejeição e veneração são características das cantigas de amor trovadorescas qeu estão bastante presentes ao longo da música de Caetano Veloso.

10 comentários:

  1. Parabéns Daniela sua análise ficou muito boa, você soube analisar os versos da canção, o que facilitou e muito para compreensão da música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sua análise,ficando mais fácil o entendimento do que realmente o eu- poético estava sentindo.

      Excluir
  2. Que responsa hein, muito bacana a análise. De certo que poucos se atem a tal "empresa". Belo trabalho.

    Apareça no meu blog quando puder.

    http://ricardosenee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ter atribuido temas - Desespero, despedida, timidez amorosa - pois assim a análise de um poema/canção fica melhor explicada. Parabéns Dani!

    ResponderExcluir
  4. Também gostei bastante desses temas analisados na canção. Ótima análise, Dani. PArabéns!

    ResponderExcluir
  5. letícia18 de setembro de 2012 07:11

    Adorei a sua análise, foi reflexiva e bastante original. Parabéns! Ressalto ainda que, a sua postagem sobre hagiografias ficou interessantíssima! Sensacional!
    Excluir

    ResponderExcluir
  6. Eu ia elogiar muito pois sinceramente eu gostei,a mais todo mundo já fez isso então deixo pra próxima que você fizer um trabalho tão bom quanto esse....rsrsr

    ResponderExcluir
  7. Será que o eu lirico da cancao está sofrendo porque se apaixonou sem esperar ("Surpresa") por essa mulher e, talvez sendo homossexual , agora ficou perdido.

    Repare que ele diz "Um amor assim nenhum Homem daria" e não "nenhum OUTRO homem daria", o que talvez indica que o eu lírico seja capaz de amar de modo diverso (mais delicado) que os homens.

    ResponderExcluir