terça-feira, 14 de agosto de 2012

Santa Agia


Muito pouco se sabe sobre ela. Foi esposa de São Hidulphus de Hainaut em 714DC  e como não tinham filhos, decidiram oferecer a castidade a Cristo e entraram para a vida religiosa. Ela entrou para o convento de Mons em Castrilocus e ele entrou para o monastério beneditino em Lobbes.
Ela escreveu um trabalho em Latin descrevendo o declínio moral na Bélgica e França e seu trabalho foi um modelo de cristandade usada pelos cristãos naquele período da história.
A tradição diz que ela teria tido grande influencia no desenvolvimento da Igreja Francesa e Belga e  teria feito peregrinações missionárias para conferenciar com vários mestres e santos contemporâneos e é citada por São Bede pela  ferocidade de sua retórica.
Tem uma versão que diz que alguns parentes preocupados em não receber a herança, quando ela viesse a falecer, tentaram obstruir na justiça que ela distribuísse tudo que tinha para os pobres, mas ela venceu gloriosamente e
por isto é considerada a padroeira das ações judiciais.
Veio a falecer de causas naturais em 714 DC e seu túmulo  passou a ser um local de  peregrinação e  vários milagres foram atribuídos a sua intercessão.
Santa Agia  é especialmente venerada pelos Belgas e em especial pelo Beneditinos.



SANTO EXPEDITO 
 
 Expedito era oficial do exército romano e comandava a 12a Legião, estabelecida em Melitene, na Armênia. Essa legião, conhecida como "Fulminante", tinha como missão defender as fronteiras orientais contra os bárbaros asiáticos e entre os seus soldados havia muitos cristãos.

No momento de sua conversão, conta-se que um espírito do mal, na forma de um corvo, veio tentá-lo grasnando "cras" - que em latim significa "amanhã", mas imediatamente Expedito pisoteou o corvo, gritando "hodie", ou "hoje", confirmando que não deixaria sua conversão para depois.

"Expedito" na verdade era o apelido que exprimia a presteza e a prontidão com que agia tanto no cumprimento de seu dever quanto na defesa da religião. Como muitos cristão que se destacavam, Expedito caiu na ira do imperador Diocleciano, que ordenou a sua morte. Ele foi flagelado e depois decapitado em 19 de abril de 303 d.C. (Não há certeza da data.)

Além de padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes. As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje militar, vestindo uma túnica curta e um manto. Em uma mão sustenta uma palma e na outra a cruz com a palavra "Hodie", em referência à sua conversão. Sob um dos pés está o corvo dominado e a palavra "Cras".


6 comentários:

  1. Muito interessante a hagiografia,descreve os fatos ocorridos e tudo que Agia e Expedito fizeram até chegarem a santificação onde eram reconhecidos pelo povo e sim tornando santos.

    ResponderExcluir
  2. Parabens!! Linda História de Santo Expedito!Pra quem ainda não conhece vale a pena Ler!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, muito interessante a Hagiografia da Santa das causas judiciais e do Santo das causas Urgentes, eu não conhecia Santa Agia e gostei de sua Hagiografia

    ResponderExcluir
  5. Apesar de seus mistérios, Agia mostra-se como um exemplo de bondade em uma época literalmente de trevas. E Expedito de forma igual, apesar de ter pago mortalmente por isso.

    ResponderExcluir
  6. "Expedito" na verdade era o apelido que exprimia a presteza e a prontidão com que agia tanto no cumprimento de seu dever quanto na defesa da religião

    ResponderExcluir