domingo, 16 de outubro de 2011

Análise- Cinco Minutos, José de Alencar

Cinco minutos, de José de Alencar, é um romance bem curto que traz uma história de amor passada no Rio de Janeiro, em meados do século XIX. O narrador está contando o fato à sua prima através de uma carta. Em Cinco Minutos o narrador-personagem está onipresente da primeira à última pagina. Na intenção de dar aparência real a sua história, o narrador faz citações precisas de locais e horários e ainda mistura realidade e fantasia, imaginaçao e romantismo. Na obra existem dois personagnes protagonistas: o narrador, que se caracteriza por ser homem rico e escritor, e Carlota, que é uma moça de 16 anos. Os dois são extremamente românticos. Um personagem personagem antagonista, que é a mãe de Carlota e outros dois personagens secundários. O texto é desenvolvido em três cidades: Andaraí (MG), Rio de Janeiro e Petrópolis. Enfim , o livro é um romance fchado, onde os personagens tem um final feliz e tudo vale ser feito por amor.

6 comentários:

  1. Adorei o romance cinco minutos de José de Alencar,o que pode acontecer com cinco minutos né?
    ameii

    ResponderExcluir
  2. Interessante a análise. Por se tratar de uma obra de José de Alencar, creio que vale muito à pena ler esse romance.

    ResponderExcluir
  3. seu resumo nos leva a ter vontade de apreciar esse romance de perto,descobrir se realmente os cinco minutos do ônibus são tao intensos...Parabéns dany.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da síntese, uma apresentação que não abrange muito a história do livro, mas desperta a vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o resumo. Por ser uma mistura entre realidade e fantasia, imaginaçao e romantismo com certeza deve valer a pena ler.

    ResponderExcluir
  6. O Andarai citado no livro é um bairro do RJ e não uma cidade mineira como dito no resumo.

    ResponderExcluir